terça-feira, 5 de abril de 2011

GESTÃO DE PROJETOS E PLANOS DE CONTINUIDADE parte 01

Olá, estarei colocando a disposição de todos uma serie de artigos relacionados com gestão de projetos e planos de continuidade.


GESTÃO DE PROJETOS E PLANOS DE CONTINUIDADE


OBJETIVOS

  • Promover conhecimento sobre as diversas utilizações estratégicas das ferramentas de planejamento, mais especificamente, pela análise aprofundada da Gestão Administrativa sob a forma de análise, aplicação e gestão de projetos estratégicos, táticos, e operacionais capazes de trazer segurança e efetividade na gestão dos negócios.

  • Desenvolver profissionais com competências para compreender, conduzir ou participar do processo de administração de projetos em todos os seus níveis, seja como membros de equipes, gerentes de projetos de pequeno ou grande porte, gerentes de escritórios de administração de projetos e alta direção de empresas de todos os segmentos.


INTRODUÇÃO:

A humanidade sempre realizou a atividade prática de desenvolver e gerenciar projetos, mas só nos últimos anos essa prática foi reconhecida como uma disciplina. Programas de mestrado e de pós-graduação em nível de especialização começaram a surgir por todo o mundo.

A competição entre empresas para lançamento de produtos ou serviços está se tornando cada vez mais acirrada, e está baseada na eficiência da utilização do tempo e da gestão de custos. As organizações, então, praticam um gerenciamento de projetos com métodos sólidos como forma de adquirir vantagem competitiva.

Assim como no ambiente empresarial, em todos os setores de nossa vida podemos aprender a trabalhar de maneira mais racional, poupando energias e recursos. Uma maneira de atingir este objetivo é através de um gerenciamento eficaz nos projetos.

A gerência de projetos está ligada a segmentos de trabalho bem específicos, que se opõem às operações continuadas de uma empresa.

Todos os participantes de um projeto, desde aquele que é integrante de uma equipe temporária de trabalho ao patrocinador do projeto, tornam-se mais eficazes quando compreendem a dinâmica e a lógica do gerenciamento de projetos.

O conjunto de ferramentas de gestão de projeto produz decisões racionais com base na precisão das informações, conduzindo a níveis mais altos de produtividade. A correta aplicação deste conjunto de ferramentas nas empresas, além de aumentar a produtividade, ajuda o desenvolvimento de gerentes de projeto eficazes.

A arte da gestão de projeto é aplicar a ciência para alcançar o sucesso.

O primeiro passo para isso é adquirir o conjunto de ferramentas básicas para definir, planejar e controlar os projetos.

O segundo passo consiste em praticar com o conjunto de ferramentas.

A prática da arte da gestão de projeto inicia com o entendimento da ciência da gestão de projeto e com fé em sua funcionalidade.

A gestão de projeto exige muito trabalho, persistência, dedicação e resistência para enfrentar os obstáculos e também a oposição de pessoas que consideram a organização, a definição e o planejamento uma perda de tempo. Essa oposição é muito difícil de ser vencida, principalmente se partir do nível hierárquico superior ou do cliente.

O gerenciamento de empreendimentos de sucesso consiste em implementar projetos com foco no cumprimento de prazos, nos custos, qualidade, especificação e satisfação do cliente. Essa administração também requer a gerência de recursos materiais, recursos humanos e financeiros para a realização eficaz de projetos – sejam eles de grande envergadura ou de pequeno porte.

O bom gerenciamento tem como característica fundamental a habilidade de tratar empreendimentos multidisciplinares que apresentem alto grau de complexidade em todos os seus aspectos, aplicando tecnologias de ponta para o gerenciamento,

Em cada etapa do trabalho – envolvendo desde o planejamento, acompanhamento de atividades e a gestão de riscos e crises até as equipes de monitoramento, fiscalização e capacitação do usuário final.

O Gerenciamento de projetos (GP) é uma área de atuação e conhecimento que tem ganhado, nos últimos anos, cada vez mais reconhecimento e importância. Um dos principais difusores do gerenciamento de projetos e da profissionalização do gerente de projetos é o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI - Project Management Institute).
Fundado nos Estados Unidos em 1969 e atualmente difundido em mais de 120 países, o PMI é distribuído geograficamente pelo mundo em Capítulos. Existe o Capítulo Brasil do PMI além de capítulos em diversos estados brasileiros.
Duas das principais iniciativas do PMI na difusão do conhecimento em gerenciamento de projetos são a certificação profissional em gerência de projetos — Project Management Professional (PMP) e Certified Associate in Project Management (CAPM) — e a publicação de um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK® - Project Management Body of Knowledge).
Na definição do Project Management Institute, um projeto pode ser definido como:

“Um conjunto temporário de atividades que tem como objetivo a criação de um produto     ou serviço exclusivo”
 
  






Fatores motivacionais para a adoção de práticas que resultem em um trabalho com projetos bem gerenciados

Cenários nas Empresas

·        As empresas necessitam surpreender a concorrência com produtos e serviços inovadores;
·        Obter ganhos reais de produtividade;
·        Conquistar maior participação no mercado;
·        Usar a informação como vantagem competitiva;
·        Reduzir o “Time to market”;
·        Antecipar-se às novas demandas de mercado;

No cenário internacional (capitalista e globalizado), em que o Brasil está atualmente inserido, é consenso entre profissionais de desenvolvimento de projetos e analistas econômicos, de que não se pode mais prever:

·        Crescimento de mercado;
·        Demanda dos clientes;
·        Ciclo de vida dos produtos;
·        Taxa de evolução tecnológica;
·        Natureza da competição.

Uma Nova Realidade Mundial

Dar solução e respostas a estes questionamentos e novas situações mercadológicas é a busca incessante da empresas atualmente.

Algumas delas são:

·        Clientes assumem o controle
·        Fim do mercado de “massa”;
·        Consumidores maduros são exigentes e comparam...
·        A concorrência se acirra
·        Há excesso de oferta e grande variedade de produtos;
·        “Adequado” já não é suficiente.
·        A mudança é a regra
·        Como prever o imprevisível?
·        Como inovar, criar, ousar?
·        Globalização corporativa
·        Numerosas fusões e reorganizações
·        Pressão por resultados mais rápidos


Benefícios que são proporcionados pelo Gerenciamento de Projetos

·        Aumento da confiança e da segurança do empreendedor;
·        Melhor controle dos projetos;
·        Melhor administração de mudanças;
·        Maior número de projetos bem sucedidos devido à melhora na performance;
·        Melhor definição dos objetivos do projeto;
·        Uma quantificação dos possíveis problemas;
·        Evita surpresas durante a execução dos trabalhos;
·        Antecipa as situações desfavoráveis que poderão ser encontradas, para que ações preventivas e corretivas possam ser tomadas antes que essas situações se consolidem como problemas;
·        Disponibiliza os orçamentos antes do início dos gastos;
·        Agiliza as decisões, já que as informações estão estruturadas e disponibilizadas;
·        Aumenta o controle gerencial de todas as fases a serem implementadas devido ao detalhamento ter sido realizado;
·        Facilita e orienta as revisões da estrutura do projeto que forem decorrentes de modificações no mercado ou no ambiente competitivo, melhorando a capacidade de adaptação do projeto;
·        Otimiza a alocação de pessoas, equipamentos e materiais necessários;
·        Documenta e facilita as estimativas para futuros projetos.

Fatores de Sucesso de um Projeto

Um projeto é bem sucedido quando é realizado conforme o planejado, e principalmente que atinge os seguintes objetivos:

·        Conclusão dentro do tempo previsto;
·        Conclusão dentro do orçamento previsto;
·        Utilização eficiente dos recursos (materiais, equipamentos e pessoas), sem desperdícios;
·        Qualidade e desempenho desejados;
·        Mínimo possível de alterações de escopo original;
·        Aceitação sem restrições pelo contratante ou cliente;
·        Ausência ou minimização de interrupções ou prejuízos das atividades normais da organização;
·        Não agressão à cultura da organização.

Um comentário:

  1. muito legal, gostei do lance no banheiro parece brincadeira mas mostra que tudo em nossa vida é um projeto. abraços

    ResponderExcluir

Olá deixe sua opinião ela é muito importante.