sexta-feira, 30 de março de 2012

Golpes no Facebook fazem parte de esquema para venda de "Likes"


Golpes no Facebook fazem parte de esquema para venda de "Likes"
Ao clicar em links como "Mude a cor do seu perfil" ou "Veja quem acessou seu perfil", internautas ajudam cibercriminosos a lucrar
Cibercriminosos brasileiros, conhecidos por desenvolver ataques virtuais que roubam dados de acesso aos bancos pela internet, agora investem em um novo tipo de ataque por meio do Facebook. Desde o final do ano passado, eles distribuem mensagens de spam distribuídas na rede social como “Mude a cor do seu perfil” e “Veja quem acessou o seu perfil” com links que roubam o nome de usuário e senha de acesso na rede social. A partir de então, os perfis das vítimas são usados para “curtir” páginas de empresas que pagam o criminoso para aumentar sua popularidade na rede social.
De acordo com investigação de Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky para o Brasil, um grupo de cibercriminosos criou um site para vender pacotes de “likes” (cliques no botão Curtir) para empresas que querem divulgar seus serviços na rede social.
O pacote mais barato do serviço oferece 1 mil “likes” e custa R$ 50. Se o cliente quiser investir mais, pode comprar até 100 mil “likes” dos cibercriminosos por R$ 3,9 mil. “Não sabíamos como eles estavam ganhando dinheiro com os ataques, mas descobrimos que eles prestam serviços para empresas que tem fan pages no Facebook”, disse Assolini, ao iG.
O ataque funciona assim: o cibercriminoso distribui mensagens nos perfis de milhares de usuários da rede social com links maliciosos que pedem autorização do internauta para instalar um plug-in (complemento) no navegador. Ao permitir que este plug-in seja instalado, o cibercriminoso ganha acesso aos dados de acesso do usuário à rede social, o que permite que ele replique as mensagens de spam para outras pessoas e também “curta” páginas de empresas, sem o consentimento do usuário. “Eles usam recursos que geralmente a rede social não oferece para chamar a atenção”, diz Assolini.
A estratégia dos cibercriminosos não é exatamente nova. Anos atrás, quando o uso do Orkut aumentou rapidamente no Brasil, grupos de cibercriminosos também usavam mensagens que promoviam recursos inexistentes para enganar usuários. “Com a adoção massiva dos brasileiros ao Facebook é natural que os golpes migrem de uma rede social para a outra”, diz Assolini. No final de 2011, o Facebook superou o Orkut e se tornou a rede social mais popular no Brasil. Segundo o analista, os ataques atualmente realizados por meio do Facebook atingem, principalmente, usuários dos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.
Como “salvar” seu perfil
Se você clicou em algum link malicioso nestes spams distribuídos no Facebook deve resistir à tentação de mudar sua senha imediatamente. Isso não salva o perfil do ataque, já que o plug-in continuará instalado no navegador e coletará novamente seus dados de acesso à rede social. “É preciso desinstalar o complemento que o usuário instalou sem querer”, diz Assolini. Para fazer isso no Chrome, basta acessar o menu “Ferramentas” e depois “Extensões”. Procure um plug-in identificado pelo nome “adobeflashplayer” e exclua o arquivo.
No Firefox, acesse o menu “Ferramentas” e depois “Complementos”. O nome do plug-in malicioso é o mesmo e deve ser desinstalado ou excluído da lista. Depois de fazer o procedimento, o internauta deve trocar sua senha de acesso à rede social que, certamente, já havia sido registrada pelos cibercriminosos. Segundo Assolini, usuários do Internet Explorer não foram vítimas do ataque no Facebook até agora.
Para evitar o ataque, Assolini recomenda que os internautas desconfiem quando receberem mensagens sobre recursos muito vantajosos por meio da rede social. Outra dica é tomar cuidado ao permitir que qualquer complemento seja instalado por um site visitado. Outra opção é optar pelo acesso a versão segura do Facebook, com endereço iniciado em HTTPS. “Alguns desses plug-ins são bloqueados pela versão segura e não funcionam mesmo que o internauta clique sobre links maliciosos”, diz o analista.
Reportar o ataque a equipe do Facebook também é necessário para evitar que o número de vítimas continue aumentando. Ao acessar uma página que oferece as mensagens com links maliciosos, use o botão “Denunciar/Reportar página” para avisar a rede social sobre o ataque. A rede social investiga a página apenas se receber diversas denúncias de usuários. “O Facebook tem retirado essas mensagens do ar, mas de uma forma lenta, por conta do idioma em português”, diz Assolini.

quarta-feira, 28 de março de 2012

COMO CONTROLAR SUA PRIVACIDADE NO FACEBOOK


Como controlar sua privacidade no Facebook
Veja quais são as melhores práticas para publicar conteúdo e conheça os ajustes de privacidade
Recentes estudos de institutos especializados mostram o rápido crescimento do Facebook no Brasil. Uma das maiores qualidades da rede social é a facilidade para compartilhar fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo. Por outro lado, o Facebook também traz uma série de preocupações com privacidade.

Para proteger sua privacidade, o primeiro passo é adotar uma postura mais cautelosa ao publicar qualquer tipo de dado na rede. Além disso, é interessante conhecer bem os mecanismos de privacidade do Facebook para ajustá-los de acordo com suas preferências.

Levando em conta essas duas áreas, o 
iG fez uma lista com alguns dos bons costumes a serem seguidos no Facebook e também mostra os recursos de privacidade da rede social. Confira.
BOAS PRÁTICAS
1. Não aceite ou convide qualquer um para ser seu amigo.  A partir do momento da aceitação do pedido todas as informações de seu perfil estarão expostas para esta pessoa.

2. Leia uma vez a cada dois meses o guia de privacidade disponibilizado pelo Facebook (https://www.facebook.com/privacy/explanation.php) para saber de possíveis atualizações.

3. Quando acessar o Facebook a partir de um computador de terceiros, certifique-se de que a caixa  “Mantenha-me conectado” esteja desmarcada durante o login.

4. Nunca coloque números de telefone ou endereços físicos residenciais e comerciais no seu perfil. Siga isto mesmo com a opção de bloqueio de visualização deste conteúdo em específico disponível.

5. Evite publicar conteúdo que possa ser embaraçosos para você ou seus amigos. Mesmo que seja apagado mais tarde, o material continuará arquivado nos servidores do Facebook. E pode ser distribuído em caso de invasão ao site.

6. Nunca clique no botão “Curtir” se não tiver certeza da autenticidade da fonte.  Esse botão é muito comum para disseminar spam na rede social.
7. Desconfie dos anúncios. Muitos podem oferecer produtos realmente úteis, mas outros podem conter pegadinhas como inclusão em listas de spam ou até mesmo vírus.

8. Não assista a vídeos de links duvidosos. Existe o risco de que o vídeo solicite a instalação de um programa auxiliar para que seja exibido. Em alguns casos, esse “programa auxiliar” é um software malicioso.

9. Pense duas vezes antes de instalar aplicativos. Muitos deles acessam dados pessoais e os espalham. Por isso, procure instalar apenas aplicativos necessários ou de empresas conhecidas e de boa reputação online.
CONFIGURAÇÕES DE PRIVACIDADE DO FACEBOOK
Crie listas de amigos para compartilhar conteúdo de forma específica
Organizar os amigos em listas dá um pouco de trabalho, mas permite gerenciar melhor quais de seus contatos terão acesso a cada tipo de conteúdo. Para criar grupos de amigos no Facebook, faça o seguinte:
1. Vá em “Conta”;
2. Clique em “Editar amigos”;
3. Selecione “Criar uma lista”;
4. Adicione os respectivos amigos.
Para usar a lista faça o seguinte:
1. Vá em “Conta”;
2. Selecione “Configurações de privacidade”;
3. No subtítulo “Compartilhando no Facebook” clique “Personalizar configurações”;

4. Escolha diferentes áreas e personalize conforme necessidade.
5. Preencha os campos devidos como o nome de um amigo ou lista para ocultar ou permitir a visualização da área em questão.
Se utilize do recurso de listas também com tudo que for postado.  Procure pelo cadeado e siga as instruções acima.
Limite a visualização por terceiros da lista de amigos
Por razões variadas, muita gente não gosta de divulgar sua lista de amigos para terceiros. No Facebook é possível proteger essa lista, seguindo os seguintes passos.
1. Vá em  “Conta”;
2. Selecione “Configurações de privacidade”;
3. No subtítulo “Conexões no Facebook” clique em “Ver configurações”;
4. Na área “Ver sua lista de amigos” coloque a opção que achar adequada.  É recomendado sempre colocar “Somente amigos”.
Bloqueie informações do perfil em mecanismos de busca
Algumas informações públicas de perfis do Facebook aparecem em buscas feitas no Google e em outras ferramentas. Para evitar que isso ocorra faça o seguinte:
1. Vá em  “Conta”;
2. Selecione “Configurações de privacidade”;
3. No subtítulo “Aplicativos e sites” clique em “Edite suas configurações”;
4. Na área “Prévia pública” clique em “Editar configurações”;
5. Desmarque a caixa de seleção “Habilitar prévia pública.
Pode ser que leve algum tempo até que os dados desapareçam das buscas, mas com o tempo eles sumirão.
Limite a visualização de fotos marcadas
É cada vez mais comum que usuários do Facebook publiquem fotos e marquem as imagens com links para o perfial das pessoas fotografadas. Este recurso é muito legal em fotos como as da turma do colégio, mas pode ser inconveniente e até mesmo comprometedor em outras circunstâncias. Para ficar livre desta preocupação faça o seguinte:
1. Vá em “Conta”;
2. Selecione “Configurações de privacidade”;
3. No subtítulo “Compartilhando no Facebook” clique “Personalizar configurações”;
4. Na área “Fotos e vídeos nos quais fui marcado” clique em “Editar configurações”.
5. Clique em “Personalizado” e selecione de preferência “Somente eu” para ser o único que poderá ver tal foto.
Desabilite a divulgação de sua localização por terceiros
Um configuração que passa despercebida, mas pode causar muitas “saias justas”, é a possibilidade de outros usuários do Facebook marcarem em que local você se encontra. Para desativar este recurso faça o seguinte:

1. Vá em “Conta”;
2. Selecione “Configurações de privacidade”;
3. No subtítulo “Compartilhando no Facebook” clique “Personalizar configurações”;
4. Na área “Amigos podem me colocar em Locais” clique em “Editar configurações”.
5. Selecione “Desativado” e clique em OK.
Desative informações compartilhadas por amigos
Esta dica ficou por último porque, mesmo quando todos os passos já mencionados são seguidos, uma brecha permanece disponível. Seus amigos, sem saber, podem fornecer informações de seu perfil por meio de aplicativos e jogos. Para evitar esse problema, faça o seguinte:

1. Vá em “Conta”;
2. Selecione “Configurações de privacidade”;
3. No subtítulo “Aplicativos e sites” clique em “Edite suas configurações”;
4. Na área “Informações acessíveis por meio de amigos” clique em “Editar configurações”;
5. Desmarque todas as caixas de seleção;

6.
 Clique em “Salvar Alterações”.

Roubos de veículos crescem 17,5% na cidade de São Paulo


Roubos de veículos crescem 17,5% na cidade de São Paulo
Em fevereiro deste ano foram roubados 3.541 veículos e no mesmo mês de 2011, 3.013; dados são da Secretaria da Segurança Pública
Os roubos de veículos na cidade de São Paulo aumentaram 17,5% em fevereiro, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foram 3.541 veículos roubados em fevereiro de 2012 contra 3.013 em 2011, ou seja, 528 casos a mais.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Comparando os dois primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2011, foram registrados 1.655 casos a mais no Estado de São Paulo.
A Polícia Militar afirma que suas ações aumentaram, mas o crime contra o patrimônio ainda é preocupante e que o roubo de carros é mais difícil de identificar. "O carro é facilmente comercializado e existe uma forte receptação para esse crime. Muitos [carros] são levados do País, outros para desmanche", explica o coronel Álvaro Camilo.
Camilo lembrou que o aumento da frota de veículos também é relevante para o aumento do crime. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, nos últimos dez anos, o número de veículos no Estado cresceu 83%, passando de 12 milhões para 22 milhões. Nesse período, o número de veículos roubados ou furtados caiu 20%, de 16.738 casos, em janeiro e fevereiro de 2001, para 13.469, este ano.
O coronel da PM ressaltou que o aumento do roubo e não do furto (sem violência) dos veículos pode ser justificado pelo fato de carros novos saírem de fábrica com códigos de segurança, que só podem ser desativados pelos donos.
Latrocínios
O número de latrocínio (roubo seguido de morte) no Estado subiu de 45 para 49 casos em janeiro e fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo bimestre de 2011, uma alta de 8,8%.
Um estudo revelado pela Polícia Civil no início deste mês mostrou que maioria dos crimes de latrocínio no Estado ocorre durante a noite e tem como vítimas os homens (79% das vítimas). Além disso, foi divulgado que a maior parte das mortes ocorre depois de roubo em residências (22%) e em segundo lugar estão mortes seguidas do roubo de veículos (14%).
Homicídios
Ao contrário do roubo de veículos e dos latrocínios, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) no Estado diminui 2,17%, comparando janeiro e fevereiro deste ano com os mesmos meses de 2011. Foram 15 casos a menos, de 691 para 676.