quinta-feira, 21 de julho de 2011

Câmeras de segurança inibem ocorrências policiais

Câmeras de segurança inibem ocorrências policiais

A instalação de câmeras de segurança na região central, parques e terminais de ônibus de Curitiba vem reduzindo o número de ocorrências policiais nos pontos monitorados.

As prisões em flagrante feitas pela Guarda Municipal caíram 40% entre 2008 e 2010. Em 2008, foram 151 flagrantes e no ano passado, 92.

"Os números significam que as câmeras estão inibindo ações criminosas", afirma o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso. Atualmente, 88 câmeras de segurança estão em operação em Curitiba, sendo 45 na região central e outras 43 distribuídas pelas nove Regionais.

“Hoje, o monitoramento eletrônico é fundamental no combate à criminalidade. Além de ser um instrumento poderoso nas ações dos órgãos de segurança, a própria existência das câmeras já assusta os criminosos”, acrescenta o diretor da Guarda.


Polícia Militar encena medidas de segurança para a Copa do Mundo


Polícia Militar encena medidas de segurança para a Copa do Mundo
Simulações foram realizadas no dia 13/07, em Curitiba. Secretário da Segurança Pública diz que policiais estão prontos.
Sete minutos e 25 segundos é o tempo que as delegações e autoridades presentes para os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Curitiba, levarão para se deslocar de um hotel de luxo do centro da cidade até a Arena da Baixada, estádio que receberá o mundial. O trecho de aproximadamente 3 km terá batedores da Diretran e escolta do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).
O tempo foi cronometrado pela reportagem durante uma demonstração realizada pela Polícia Militar na manhã do dia 13/07. O objetivo, segundo a nota oficial, era treinar a segurança em eventos públicos de grande porte, como a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. O texto diz que os policiais estão prontos para as ocorrências críticas.
Caso Curitiba seja sede da Copa das Confederações, faltam dois anos para o início da competição. O comandante do Bope, Nerino Mariano de Brito, diz que "não se prepara uma tropa antiterrorista em semanas ou meses". Um soldado do Bope, ao apontar para motos em alta velocidade, orgulha-se: "Não começamos ontem".

Percurso
O treinamento durou cerca de três horas e começou com o comboio escoltado do hotel ao estádio. No ônibus da frente, a imprensa; no de trás, as "autoridades" (vereadores, secretários do governo e pessoal da Justiça). O percurso é bloqueado, a cada quadra, por batedores em motocicletas de 600 cilindradas.

Sob os olhares curiosos de pedestres e motoristas, e rodeado por viaturas do Bope e dois helicópteros, o comboio não para nenhuma vez até chegar ao estádio. "A orientação é para que não pare nunca, para que as pessoas, paradas, não virem um alvo fácil", afirma o tenente do Bope Marcos Peres.
Na entrada do estádio, mais simulação. Um pequeno explosivo é escondido em uma das rodas de um ônibus. É então localizado pelo cão farejador (que também anda fardado), retirado e detonado em segurança pela equipe do Esquadrão Antibombas. A roupa utilizada pelo perito treinado na Argentina pesa 35 kg e protege contra estilhaços e calor, além de amortecer a queda em caso de explosão.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

funcionamento da heurística e roteador Wi-Fi

Chegamos a outra quarta-feira e, com isso, a outra pacotão da coluna Segurança Digital doG1. Hoje respondemos as seguintes dúvidas: o que é afinal a heurística para a detecção de pragas virtuais? O que é a diferença de “Mbps” em um roteador Wi-Fi? Existe equivalência ou compatibilidade dos programas (e dos vírus) de Windows no Linux? Confira!


A heurística é um conjunto de tecnologias para identificar um arquivo. Os detalhes dependem de cada produto (Foto: Divulgação) 
>>> Funcionando da varredura por vírus
Poderia explicar a detecção de um antivírus? Sei que alguns varrem o PC por vírus conhecidos com assinaturas digitais. Agora essa heurística - ela procura o que afinal?
Sergio Fernando Ferreira do Nascimento
A assinatura que os antivírus usam nada mais é do que um trecho do código do vírus, que permite identificar a praga unicamente entre todos os outros arquivos do PC. É uma “marca” do código do vírus.
Já a heurística é um nome genérico para um conjunto de tecnologias que permitem a identificação de um vírus sem que o software precise de uma assinatura específica para ele. Não existe uma definição clara para o que é a heurística – as empresas usam como forma de mostrar que não dependem apenas de assinaturas, embora isso hoje não seja muito impressionante, já que a grande quantidade de vírus novos criados a cada dia obriga que algo além de assinaturas seja utilizado.
A heurística pode depender de uma análise do arquivo e suas funções, buscando por coisas mais genéricas e comuns a vírus. Por exemplo, um método heurístico pode suspeitar de arquivos que tenham uma rotina de envio direto de e-mails, que é muito comum em pragas que se espalham por esse meio, mas que não comum em outros softwares de correio eletrônico, que enviam e-mail usando um servidor SMTP em vez de fazer isso diretamente.
Assinaturas genéricas podem ser interpretadas de forma mais flexível, buscando trechos de código em diferentes partes do arquivo – algo que não seria possível com um sistema de verificação simples de assinatura.
Observando essas características e juntando outros fatores, um antivírus pode dar uma “pontuação” para um arquivo, indicando o quão suspeito ele é. Quando um software permite que você configure a agressividade da heurística, normalmente é uma configuração que, nos bastidores, estabelece a pontuação mínima para o antivírus dar um alerta. É claro que, com isso, podem acabar ocorrendo alarmes falsos.
Por isso mesmo que números de heurísticas devem ser vistos com, no mínimo, suspeita. Um software pode detectar milhões de dados como maliciosos, mas eles precisam ser analisados manualmente para comprovar que existe o problema, já que a heurística é sujeita a erros.

Roteadores Wi-Fi variam em padrão de transmissão e, com isso, de qualidade (Foto: Divulgação)Roteadores Wi-Fi variam em padrão de
transmissão e, com isso, de qualidade
(Foto: Divulgação)
>>> Roteador
Eu tenho conexão 3G na minha casa e queria comprar um roteador 3G para usar com os outros equipamentos. Gostaria de saber no que difere 54, 100, 150, 300 Mbps?Rafael Medina
É simples Rafael: é a velocidade máxima de transferência do roteador. Como a conexão 3G não chega a essas velocidades, não vai fazer diferença nenhuma no acesso à internet. Esses números também não têm relação direta com a potência (alcance) do roteador.
A diferença vai ficar por conta do acesso entre os computadores da própria rede. Se você quiser ligar vários computadores nessa rede e transferir dados entre eles – por exemplo, um jogo, ou outros arquivos – a velocidade total será maior, permitindo inclusive que mais computadores sejam conectados ao mesmo tempo na rede sem fio.
Isso não interfere de modo algum na segurança do roteador. O que você deve observar, quanto à segurança, é o tipo de autenticação disponível, embora praticamente qualquer roteador hoje tenha suporte a WPA2 – que é a tecnologia que você quer utilizar se deseja manter sua rede sem fio segura.
Observe, porém, mais um detalhe: velocidades acima de 54 Mbps dependem do protocolo 802.11n, que opera em uma frequência diferente. Além de ter um alcance diferenciado, ele pode causar mais interferência e nem todos os receptores aceitam esse padrão.
>>> Migração para Linux
Estou querendo migrar para o Linux Ubuntu, mas vou começar a estudar na área de Webdesign, Desenvolvimento web. Existem softwares para Linux que possam "substituir" de certa forma a suíte Adobe e se é possível trabalhar nessa área usando o Linux?
Andrei
Andrei, na área de desenvolvimento web no sentido de programação é possível, sim, trabalhar com Linux, pois ele possui ótimas ferramentas para isso. Porém, quanto ao design, suas ferramentas são mais limitadas que as de Windows. Além disso, para fins de testes de navegadores, você vai precisar de um computador ou máquina virtual com Windows para realizar testes no Internet Explorer.
Alguns softwares que você poderá utilizar são o Gimp, o Inkscape, o NVU e o Bluefish
Outra opção é utilizar alguma camada de compatibilidade do Linux com programas Windows, como o Wine e CrossOver. Mas atenção: essas camadas de compatibilidade conseguem inclusive executar alguns poucos vírus para Windows. Então se certifique de que os softwares que você vai executar estão limpos.
Apesar disso, para algumas áreas não existirá software para Linux com todas as funções que existe para Windows, e nem mesmo os aplicativos para Windows poderão ser executados com um desempenho aceitável.

Fonte G1.com

Corrida contra o tempo: como o planejamento pode garantir uma vida produtiva e mais tranquila?

Com tudo na ponta do lápis, fica bem mais fácil cumprir todas as obrigações com menos estresse, garante especialista.

Os tempos são outros, mas a correria continua a mesma. Homens e mulheres ganharam novas atribuições no dia a dia, mas a vontade de que as 24h diárias se transformem em 48 não deixou de existir, para ambos. Assim, planejar cada passo é fundamental. Com tudo na ponta do lápis, fica bem mais fácil cumprir todas as obrigações com menos estresse, garante especialista.

O que fazer para organizar o tempo? "É necessário, antes de tudo, definir aquilo que é importante. Pode ser ter mais tempo para estar com a família, ou para sair com os amigos, ou até para fazer algo que goste, como cozinhar. O importante é que exista um foco. A partir disso, deve-se traçar um planejamento da sua semana, e compartilhar isso com a família, afinal, de que adianta conseguir alguns horários livres para estar com a família se eles tiverem outros compromissos nesse horário?", afirma Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade.

"Outra ação importante é respeitar o horário de trabalho. Salvo exceções, ninguém precisa ficar todo os dias até as 22h no trabalho. Se isso acontece, é porque você não está sabendo utilizar o seu horário de expediente de maneira produtiva", destacada Christian.

E como a falta de planejamento pode ser prejudicial? No aspecto "família", Christian destaca que deixar de separar um tempo para a esposa ou marido, filhos, pais, irmãos cria o risco de exclusão natural de todas as atividades que são programadas. "É na família que você renova as energias para começar um novo dia de trabalho", lembra o especialista.

Yiannos Ioannou/ iStockPhoto
Com tudo na ponta do lápis, fica bem mais fácil cumprir todas as obrigações

Quando o assunto é "carreira", Christian ressalta que "a produtividade de quem não é organizado tende a ser extremamente baixa. Isso porque a pessoa não consegue se lembrar de tarefas a serem cumpridas, prazos, não encontra informações em sua mesa, não tem o controle sobre a agenda. Ou seja, o tempo que ele pode perder procurando essas informações poderia ser revertido para a realização de outras atividades".

E se as coisas andam fora dos eixos, a saúde também sofre. "Um dos principais problemas de quem não planeja o seu tempo é deixar em segundo plano a saúde. Conheço muitos profissionais que só foram ao médico quando a situação já estava muito precária, e eles tiveram que ficar internados. Não tem como ser extremamente produtivo sem estar com a saúde em ordem", conclui Christian Barbosa.