terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NBR ISO 31000 SINOPSE

CONHECENDO A NBR ISO 31000

O que é?
Durante os anos de 2007 me 2008 uma serie de questões de Risco - Desde a crise de liquidez nos mercados financeiros até as preocupações emergentes sobre terrorismo entre outros temores- Chamou a atenção mundial para a fragilidade da sistêmica dos processos estratégicos das nações e, conseqüentemente do mundo.

E é nesse emaranhado de temores que surge a isso 31000, tendo como principal propósito integrar os diferentes conceitos de Gestão de Riscos Corporativos (International Organization for Standardization). Portanto ela deveria harmonizar padrões, regulamentações, e frameworks publicados anteriormente e que de uma forma ou de outra estão relacionadas com a gestão de risco.
 A ISO 31000 vem para, fazer com que a analise de Riscos, feito dentro de uma determinada organização tenha um padrão de relações, no intuito de produzir uma visão holística do todo, sabendo que um departamento sofrendo impacto todos os demais sofreram conseqüências, um sistema para mitigar a questão de tratamento de Riscos de forma isolada.
      Assim a ISO 31000 apresenta processo consistente e uma estrutura abrangente para ajudar e assegurar que o risco será gerenciado de forma eficaz, eficiente e coerente.

Qual sua aplicabilidade?
Podendo ser aplicada por empresas ou indivíduos incluindo a visão moderna que risco também e uma oportunidade. Assim a norma pode ser aplicada aos vários tipos de riscos ligados aos diferentes setores da organização, tais como: financeiro, tecnologia da informação, saúde e meio ambiente, segurança empresarial, entre outros, enfim são inúmeras as aplicabilidades desta ISO 31000, que pode ser de grande valia quando os objetivos estiverem relacionados com varias atividades, desde as iniciativas estratégicas como as atividades operacionais, processos e grandes projetos, além de auxiliar no desenvolvimento de normas, guias, procedimentos e códigos de praticas que, que no todo ou em parte, estabelecem como o Risco deve ser gerenciado dentro do contexto especifico desses documentos.

Resultados adquiridos?
Quando implementada e mantida de acordo com a NBR ISO 31000; a gestão de riscos possibilita a uma, por exemplo:
  • Aumentar a probabilidade de atingir os objetivos;
  • Encorajar uma gestão pró-ativa;
  • Atenção a necessidade de identificação e tratamento dos riscos através de toda a organização;
  • Melhor percepção re oportunidades e ameaças;
  • Melhorar controles melhorar governança;
  • Melhorar a Prevenção de Perdas e a gestão de Incidentes;
  • Minimizar perdas;
  • Aumentar a Resiliência da organização;
  • Melhorar eficácia e eficiência operacional, entre outros benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ela é muito importante.