quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ISO 28002, NO GERENCIAMENTO DO SUPPLY CHAIN

ISO 28002, e a Gestão de Supply Chain


O que é?
Surgiu com o intuito de tornar o Supply Chain mais robusto, isso em razão do incômodo que causa o seu rompimento, sejam por desastres naturais, crises econômicas, atentados terroristas, acidentes ambientais entre outros; como também pode ser influenciado por tendências organizacionais, redução de custos, outsourcing, variação de produção etc. Enfim fazer com que a Supply Chain não só continue operando num ambiente de risco, mas tornar a resiliência numa vantagem competitiva.

Qual a sua aplicabilidade?
A norma ISO 28002, vem com uma serie de normas internacionais com característica de integrar-se a outras normas da ISO como, por exemplo, a ISO 31000, falada aqui em outro artigo. Com o objetivo de prover um processo de auditoria genérico, em estabelecer, checar, manter e melhorar o sistema para intensificar a prevenção, preparação, e mitigação, resposta, continuidade, e recuperação dos incidentes que produzem ruptura (crise ou desastre) de uma Supply Chain.

Benefícios?
Como à aplicação da ISO 28002, a organização terá todo o fluxo do sistema detalhado, analisado, implementado, buscando sempre de forma concisa uma correção para as deficiências identificadas, que serão monitoradas, e medidas, para se ter uma avaliação da complacência e do desempenho do sistema. Isso irá nos traduzir a distancia que nos separa da situação ideal, e das possibilidades que há em gerenciar riscos em um Supply Chain pode trazer em termos de benefícios, custos, produtividade e, continuidade de existência de uma empresa após a ocorrência de eventos indesejáveis.


Um comentário:

  1. Santos, Parabens pela iniciativa como ja disse antes, açoes como esta construirão um alicerce forte que por sua vez te alçara a novos lugares e de la você podera enxergar novos horizontes.

    Ricardo F. Silva
    Coordenador de Seguraça

    ResponderExcluir

Olá deixe sua opinião ela é muito importante.