quarta-feira, 16 de março de 2011

Segurança Escolta Armada

Atualmente, cerca de 63% das cargas que circulam pelo País são transportadas por vias rodoviárias. Essa concentração fez crescer uma modalidade de crime não tão comum
em outros locais, mas que no Brasil vem ganhando proporções alarmantes: o roubo de cargas.
As peculiaridades que envolvem o transporte de cargas, que exige do motorista dirigir por várias horas, sozinho e sempre sob tensão, fazem com que este tipo de serviço esteja sempre na mira dos bandidos. Planejar um sistema de segurança para o transporte de cargas, visando garantir a integridade física do motorista, das mercadorias e do próprio veículo, exige um estudo detalhado das ações a serem tomadas. Entre os aspectos a serem analisados, estão a rota a ser seguida, o horário de viagem, o tipo de carga a ser transportada, o perfil motorista, além das tecnologias, equipamentos e serviços utilizados para garantir a segurança, como escolta armada e rastreamento. O conjunto desses aspectos é que vai determinar a estrutura necessária para executar o serviço de forma satisfatória. Independente da estrutura empregada, o objetivo é um só:
 garantir que a carga chegue ao seu destino sem qualquer prejuízo para as partes envolvidas. É disso que trata este manual.
Um sistema ideal de segurança para transporte de cargas deve prever
um planejamento de todos os passos que serão executados no serviço.
Assim, os cuidados começam já no carregamento das mercadorias e no
controle de tudo o que está sendo embarcado no veículo.
No caso de o serviço ser executado por terceiros, o caminhão deve ser
inspecionado antes de entrar nas instalações da fábrica e os
funcionários da transportadora devem ser devidamente identificados na
entrada.
Se houver serviço de escolta armada, o mesmo deve acompanhar o
transporte somente a partir da área externa da empresa, a fim de evitar
que entrem pessoas armadas no local.
Hoje, o rastreamento de veículos é quase uma exigência no transporte
de cargas, principalmente quando estas são de alto valor.
Para garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino, o ideal é que
se utilizem conjuntamente os serviços de escolta armada e de
rastreamento.

Alguns sistemas de rastreamento mais modernos também auxiliam no sistema de logística, permitindo o acompanhamento do veículo durante todo o trajeto e reduzindo, inclusive, os custos do serviço. Da mesma forma como acontece na saída dos produtos, a chegada
também deve ser controlada pela equipe que trabalha no local de entrega. Para evitar que assaltantes entrem na empresa dentro do caminhão, o correto é revistar o veículo na área externa da empresa. Com o veículo já dentro do local de entrega, deve ser feita a contagem de toda a mercadoria de acordo com a nota de compra.

O primeiro passo para a proteção da carga deve ser dado pelo fabricante no momento de escolher a transportadora que será responsável por cuidar de seu produto e dar um destino a ele. Atualmente, existem cerca de 130 mil empresas de transporte de carga no Brasil, mas muitas servem de fachada para atividades ilícitas ou concorrem deslealmente com as que atendem aos requisitos da legislação. Muitas usam motoristas não habilitados, com carteiras falsificadas, que desconhecem o risco da carga, usando veículos inadequados, com sinalização irregular, documento da carga irregular. Os fabricantes devem dar prioridade às transportadoras especializadas em determinados tipos de cargas. Cada produto exige cuidados
específicos. Já as transportadoras devem ser exigentes na contratação de uma empresa de segurança responsável por formular um plano de proteção à mercadoria. Os profissionais devem ser bem treinados e passar por um processo de seleção muito bem apurado
Importante.
Antes de entregar produtos embalados a uma transportadora, a fabricante deve fazer o controle dos números dos lotes. Sistemas mais modernos permitem fazer o controle eletrônico das
mercadorias utilizando leitores de freqüência, que conseguem checar cada uma das caixas que está no caminhão.
Processo de Seleção das empresas de segurança Um dos primeiros cuidados que se deve ter no transporte de cargas é com a contratação da empresa que ficará encarregada de
fazer a segurança das mercadorias transportadas. Verifique a preservação da frota, instalações da empresa, máquinas e equipamentos;
Avalie quais são os critérios utilizados na contratação dos vigilantes. Muitas vezes, é o próprio segurança quem negocia com o bandido a mercadoria. Por isso, ele deve apresentar atestado negativo de antecedentes criminais e ser muito bem treinado após a contratação;
Veja se a empresa tem uma lista dos postos credenciados. Deve-se avaliar também se a
empresa fornece aos motoristas suporte durante o percurso;
Verifique se a empresa trabalha totalmente com frota própria ou com veículos de terceiros;
Cheque o histórico de roubos da empresa.
ATENÇÃO
Como agir durante um assalto:
Evitar confronto com os assaltantes;
Não desafiar o bandido ou discutir com ele;
Evitar encarar o assaltante ou demonstrar que poderá identificá-lo;
Não reagir;
Narrar todos os seus movimentos ao assaltante;
Não fazer movimentos bruscos, por mais difícil que seja manter o
controle emocional no momento do assalto.

Horários de roubos
Madrugada (da 0h às 6h) .. 14,9%
Manhã (das 6h às 12h) ....... 47,3%
Tarde (das 12h às 18h) ....... 23,2%
Noite (das 18h às 0h) .......... 14,6%
Cargas roubadas com mais
freqüência
A l i m e n t o s
M e t a l ú r g i c o s
M e d i c a m e n t o s
Químicos/Defensivos
Cigarros/Fumo
Eletroeletrônicos
Combustíveis
Têxteis
Auto-Pe ç a s / P n e u s
Média diária de roubos
1994 ................... 7,1 roubos/dia
2001 ................... 20,1 roubos/dia
2002 ................... 22,3 roubos/dia
2003 ................... 25,0 roubos/dia
2004 ................... 27,7 roubos/dia
Locais das ocorrências
Capitais .................. 36,25%
Rodovias ................ 32,98%
Cid. do Interior ..... 22,71%


Litoral..................... 8,06%                                     
Fonte: Segs (Portal Nacional dos Corretores de Seguros)
Estados com maior incidência de roubos
São Paulo – 44%
Rio de Janeiro – 36%
Rodovias mais perigosas
(São Paulo)
Via Anhanguera
Via Presidente Dutra
Castelo Branco
Rodovias federais – 59%
Rodovias estaduais – 41%
Telefone útil:
Delegacia Geral de Roubo de Carga, acionada através do Disque Denúncia - 0800-172233
Site útil: Condições e notícias sobre rodovias - www.estradas.com.br
Fort konx

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