quinta-feira, 28 de julho de 2011

A melhor cadeia do mundo


Presídio de segurança máxima na Noruega tem celas com TV de cristal líquido e frigobar - e nada de grades nas janelas


Que tal passar uma temporada num local com ginásio de esportes, parede de escalada, bicicletas de spinning, estúdio de música e aulas de culinária? Você terá seu próprio quarto, com banheiro, frigobar e TV de tela plana. E, ao visitá-lo, sua família poderá passar o fim de semana numa casa de hóspedes com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e playground. Seja bem-vindo ao presídio de Halden - que fica na cidade de mesmo nome, 117 quilômetros ao sul de Oslo, capital da Noruega. É uma prisão de segurançamáxima, mas não parece: as celas têm janelas amplas e sem barras, e metade dos carcereiros é mulher. Halden, que comporta 248 detentos, custou o equivalente a R$ 500 milhões - dos quais R$ 2 milhões só em obras de arte. "O sistema prisional da Noruega tem foco nos direitos humanos e no respeito. Essas coisas [as regalias] são normais para nós", diz o diretor da prisão, Are Hoidal. Mesmo assim, a cadeiarecebeu críticas no país. Como 70% dos presos são estrangeiros (em sua maioria, traficantes de drogas) e eventualmente serão deportados, ela é acusada de gastar dinheiro público com pessoas que não se reintegrarão à sociedade local.

Sem grade

Quarto de hotel? Não, essa é uma das celas para os detentos. Nesse presídio de segurança máxima, as janelas não têm grades.

Celas

As celas não têm grade. Só uma porta com trancas.



Carcereiras

No presídio, metade dos carcereiros é mulher



Projeto da prisão

O projeto da prisão, que inclui casa de hóspedes com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e playground para os familiares dos presos.




Quadra

Dentre as regalias do presídio está uma bela quadra de esportes.



Parede da prisão

Imagem na parede da prisão mostra detento tentando fugir. Dá até pra sacar a ironia: quem é que tentaria fugir de lá?
Quem acha distante de nossa realidade deixe seu comentário! E o que fazer para termos cadeias assim aqui no Brasil isso é se Você concordar com tanto luxo, já que essas cadeias são de segurança máxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ela é muito importante.