terça-feira, 8 de março de 2011

Segurança em Condomínios Residênciais


Este manual de segurança para condomínios, editado pelo Sinconedi,  contém recomendações feitas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele busca detalhar, nas várias situações do dia-a-dia, as condutas e medidas que os síndicos e os condôminos devem adotar para elevar o nível de proteção do condomínio. Todas as dicas aqui contidas devem ser objetos de conversa e reflexão com todos os envolvidos, para que possam realmente ser úteis.                                 

1-Condomínio:
> As normas de segurança a serem adotadas devem ser decididas em assembléia de condôminos, com ampla difusão para todos os moradores do prédio, sob pena de perderem a eficiência;
> É importantíssimo um sistema de segurança com iluminação em todas as entradas, iluminação e instalação de câmeras nos principais pontos sensíveis do condomínio e alarmes em centrais de monitoramento;
> O acesso de estranhos deve ser precedido das cautelas disponíveis (identificação de todas pessoas; confirmação e identificação visual de visitas antes de sua efetiva entrada, área de recebimento de materiais que impeçam o contato e a entrada de estranhos, etc);
> Os funcionários, principalmente aqueles que desempenham funções na portaria do prédio, devem ser alertados para os diferentes expedientes usados pelos delinqüentes e devem estar capacitados para tomar providências quando necessário (ligação emergencial para a Polícia, agências de segurança, acionamento de sistemas de alarme, etc);
> As entradas - social, de serviço e garagem - devem ser suficientemente iluminadas, evitando objetos (obras de arte, decoração, jardinagem) que obstruam ampla visão do local à distância;
> As guaritas e recepções devem ter vidros escurecidos ou espelhados, além de ficarem afastadas da rua de forma que impeçam que seus funcionários possam ser facilmente rendidos;
> Os acessos aos apartamentos devem ser dotados de boa iluminação, controlada do interior da residência. As portas devem ser sólidas e dotadas de "olhos mágicos" ou outros dispositivos que permitam a observação da área externa;
> O interfone é fundamental para a comunicação de situações de emergência (presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis em seu "hall" de entrada, etc);
> Havendo outros prédios próximos, por consenso dos moradores, poderá ser instalada uma ligação pelo interfone de suas portarias, ou mesmo de um simples alarme sonoro ou visual, que funcione como pedido de auxílio nos momentos de perigo;
> O mesmo alarme sonoro e ou luminoso poderá ser instalado em uma casa vizinha, estabelecimento comercial ou simplesmente em local externo, à vista dos moradores das imediações, alertando sobre o perigo;
> A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa, com pesquisa da vida pregressa dos candidatos e criteriosa verificação das fontes de referência. De preferência deve ser mantida a máxima discrição quanto aos valores guardados em apartamentos, cofres, etc;
> As chaves que forem confiadas aos funcionários da casa não devem abranger todas as portas do apartamento, permitindo-se o isolamento de algumas dependências privadas, especialmente durante o repouso noturno. Os empregados podem ser atacados e forçados a abrir as portas das quais possuam as chaves;
> A entrega de encomendas, flores, correspondência, etc, que não tenham sido solicitadas ou que não estejam sendo esperadas deve ser recusada, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio;
> Quando estiver aguardando entregas, instrua a portaria para receber as encomendas, evitando a presença de estranhos em seu apartamento;
> Quando recepcionar pessoas que não conheça, faça-o nas áreas de uso comum do edifício, à vista dos funcionários da portaria;
> Encomendas ou objetos devem ser entregues sem que o condômino ou porteiro tenha que sair do prédio, através de um receptáculo de segurança onde os objetos sejam deixados, sem contato entre as pessoas e sem permitir a entrada de estranhos;
> Ao chegar e ao sair, esteja alerta para a presença de estranhos nas imediações de seu prédio. Qualquer suspeita deverá ser comunicada imediatamente à Polícia;
> Verifique se as entradas de seu condomínio são iluminadas, se existem câmeras nas principais entradas e pontos de acesso;
> Caso seja surpreendido por assaltantes, procure manter a calma. Não encare seus atacantes diretamente e nem discuta com eles;
> Festas no salão do prédio podem ser um sério problema, por isso estabeleça uma forma criteriosa de identificar os convidados (lista de convidados, identificação pessoal, identidade junto à portaria, etc). Seguranças particulares podem ser uma boa alternativa.
> Evite receber na portaria do prédio documentos bancários com números de aplicações financeiras e saldos bancários;
> Aos moradores dos 1º e 2º andares recomenda-se um cuidado especial, protegendo as áreas de acesso;
> Muros e grades devem ter altura suficiente;
> Procure ter à mão a os telefones da Polícia.

2- AOS funcionários
> Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora;
> O portão somente pode ser aberto após identificar o visitante, avisar o morador sobre a conveniência da entrada, etc
> Na dúvida, solicite ao morador para identificar tal visitante;
> No caso de entrega de encomendas:
> Avisar o condômino e solicitar sua presença na portaria;
> Na ausência do condômino, receber e guardar para, posteriormente, ser retirado por um morador ou entregue a um funcionário;
> Jamais permita que o entregador leve pessoalmente a encomenda;
> É importante a instalação de câmeras na portaria para identificação visual de visitas e recebimento de mercadorias;
> Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, manter as entradas do edifício fechadas;
> Ao receber prestadores de serviços, identificá-los, confirmando seus dados com sua respectiva companhia. Anote os dados de seus documentos, avise o condômino e só permita acesso às dependências mediante autorização do morador e devidamente acompanhado por um funcionário;
> Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximos;
> As fichas de todos os empregados do condomínio, mesmo os eventuais, devem ser mantidas à vista. O ideal é que todos sejam identificados por crachás;
> Os porteiros devem ser orientados a permanecer sempre no interior das portarias;
> Códigos ou senhas devem ser combinados com os porteiros, para que o morador saiba se eles estão sendo forçados a usar o interfone ou a bater em sua porta.


3- Condôminos
> A sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança do condomínio;
> Tenha certeza do gabarito e da competência de toda equipe de segurança de seu condomínio;
> Elogiar as ações dos funcionários que visam a garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno para si ou para suas visitas;
> Ao chegar ou sair da garagem, observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas próximas à entrada de seu condomínio;
> Ao estacionar seu veículo na garagem, mantê-lo trancado, sem pacotes e objetos à vista e com o alarme ligado;
> Alertar a portaria para que receba as encomendas feitas ou o avise para que vá atender ao entregador na recepção;
> Quando solicitado à portaria, verificar se o assunto lhe diz respeito, só então desça para atender;
> As chaves de todas as dependências não devem ser deixadas com os empregados, mantendo algumas dependências isoladas;
> Não deixe cópias das chaves na portaria;
> Evite deixar portões abertos enquanto se despede de visitantes;
> Todos os condôminos devem conhecer e respeitar as regras e todo sistema de segurança. É importante ainda zelar por sua boa conservação;
> Evite dar informações a estranhos de hábitos do condomínio.


4- Administradora/síndico
> Desenvolva reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos;
> Cadastre todos os condôminos com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em caso de emergência;
> Estabeleça um sistema de identificação para todos os visitantes, com ciência do condômino visitado;
> Acompanhe o andamento de todos os trabalhos realizados no edifício;
> Na contratação dos funcionários, após exigir documentos e referências e certificar-se quanto à autenticidade e veracidade das informações, dê preferência para aos que possuam cursos de formação e treinamento;
> Realize a reciclagem e treinamento periódico de seus funcionários, visando à segurança do condomínio.


5- estranhos em sua porta
> Tome muito cuidado. Doações, entrega de salmos, etc, podem ser uma forma de você ser surpreendido;
> Não é difícil vigaristas e marginais, especialmente em datas festivas, aproveitarem do espírito de solidariedade e confraternização para fazerem novas vítimas;
> Identifique qualquer pessoa antes de sair de sua casa, mantenha-se em um local distante e seguro para confirmar informações;
> Sempre procure saber o que vai ser feito com o material a ser doado. Prefira fazer sua doação pessoalmente a instituições que você conhece, se possível diretamente às pessoas que serão beneficiadas;
> Fique alerta com pesquisas que identificam renda ou hábitos de sua família. Não divulgue informações pessoais e oriente a todos os moradores da casa a agirem da mesma forma.


6 - ORGANIZANDO FESTAS
> Preferencialmente sirva bebidas não alcoólicas aos seus convidados;
> Sirva algo para que os convidados possam comer antes de servir bebidas alcoólicas;
> Saiba quais são seus limites e respeite a vida;
> Tenha uma alternativa de transporte ou acomodação para convidados que tenham bebido demais;
> Lembre-se: apenas o tempo eliminará o álcool de seu organismo;
> Nunca dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas;
> Tenha um especial cuidado em receber seus convidados. Faça uma lista e peça para que a identificação seja criteriosa;
> Contratar uma equipe de recepcionistas e seguranças pode ajudar;
> Prefira fazer sua festa em buffet, restaurantes ou casas noturnas;
> Caso a festa seja realizada em sua casa acomode os convidados em um local predeterminado, deixando isoladas as dependências privadas;
> Esteja preparado para problemas, por isso identifique as saídas, tenha equipamentos contra incêndio em locais de fácil acesso (uma equipe de brigada pode ser necessária) e faça um planejamento para calcular o número máximo de convidados dentro do espaço disponível.


5- EMPREGADOS E FUNCIONÁRIOS
> Somente contrate funcionários com referências de amigos ou pessoas que você conhece e confia;
> Não entregue todas as chaves a seus funcionários, somente as necessárias;
> Não comente sobre bens ou valores a seus funcionários;
> Não informe sobre senhas e códigos de segurança;
> Procure observar sempre o comportamento de seus empregados e suspeite caso alguma coisa não esteja normal;
> Observe e fique atento ao desaparecimento de pequenos objetos;
> Observe a mudança de comportamento, de humor, o início de depressão, e o aparecimento de lesões e hematomas em crianças e idosos que permaneçam sob cuidados de empregados ou enfermeiros. Eles podem estar sofrendo agressões.

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