domingo, 18 de setembro de 2011

Mercado de segurança privada tem expansão de até 30% | Economia | Notícias | D24am.com

Com a onda de assaltos que assola a cidade, segmento de produtos e serviços destinados à segurança registrou um crescimento de 30% no primeiro semestre de 2011.
[ i ]Morador instalou dois tipos de cerca elétrica a fim de dificultar acesso dos bandidos.
Manaus - Dados da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) revelam que até dezembro de 2011, o setor de segurança privada deve movimentar R$ 15 bi e Manaus tem contribuído de forma significativa com o aquecimento do setor. Com a onda de assaltos que assola a cidade, a população tem buscado se proteger como pode. De simples cercas elétricas à blindagem de portas, automóveis e sistemas avançados de monitoramento, o segmento de produtos e serviços destinados à segurança registrou um crescimento de 30% somente no primeiro semestre de 2011.
Com mais de 100 mil veículos cadastrados no serviço de rastreamento, a BlinMax vende e instala portas e janelas blindadas anti-invasão, fechaduras de alta segurança, sistema de correio pneumático, cofres digitais para mídias magnéticas a prova de fogo e cadeados antiarrombamento.
Para o diretor da empresa, Gianfranco Menezes Han, existe uma sensibilização crescente por parte dos proprietários de imóveis de que vale a pena investir em uma porta ou fechadura que impeça ou retarde a entrada de um bandido em casa.
“Não é possível haver policiamento em todos os lugares todo o tempo, portanto, pessoas e empresas devem buscar se proteger”, disse.
Somente em 2010, a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) registrou a blindagem de 7.332 veículos.
Em Manaus, a MBX Blindagens, localizada no bairro Japiim, oferece o serviço há seis meses. O diretor executivo da empresa, Jean Lima, trouxe a tecnologia utilizada em São Paulo, a fim de atender a fatia predominante da classe A. “Trouxemos toda nossa equipe de fora para oferecer o mesmo serviço de outras regiões”, ressaltou.
Para o serviço de blindagem de um automóvel são necessários 40 dias e o custo médio é de R$ 50 mil, dependendo do tamanho do veículo. A blindagem mais praticada no mercado é a de nível III-A, que suporta tiros de pistolas nove milímetros e revólveres 44 Magnum.
Cercas e alarmes
Especializada em circuito interno e cercas elétricas, a Delta Segurança conseguiu obter um crescimento de 30% na procura por esse tipo de serviço, em relação ao ano passado. O gerente operacional, Alexandre Lessi, atribui a forte demanda à fragilidade dos órgãos de segurança pública. “O perfil dos nossos clientes são aqueles que não confiam na segurança pública e acreditam que ela deixa muito a desejar”, declarou.
Lessi frisou que além das tradicionais cercas elétricas e alarmes, uma tecnologia muito procurada é a ‘Stand Alone’, na qual a pessoa pode acompanhar sua casa ou empresa em tempo real, por meio da internet.
O aumento na contratação de empresas que oferecem segurança armada é mais um indicador da busca pela profissionalização do serviço frente à violência, o que tem levado vários empresários do setor a promover uma maior capacitação dos funcionários e ampliar as exigências na hora da contratação do vigilante. “No ato da entrevista, verificamos se o candidato está dentro das normas da empresa, pois cobramos uma documentação completa, onde verificamos as certidões criminais, além do curso de vigilante, que é o principal”, disse Abrahão Alcântara, gerente da Mao Seg, que registrou um crescimento de 5% no volume de contratos somente este ano.
Manaus tem 30 empresas autorizadas
De acordo com a Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp) da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, atualmente, 30 empresas estão habilitadas a operar em Manaus, sendo que duas receberam autorização já neste ano. Estão nesse grupo empresas de segurança patrimonial, transportadora de valores, academias de vigilantes, entre outras.
A Delesp lembra que é importante os próprios clientes procurarem saber se determinada empresa está autorizada ou não a funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ela é muito importante.