domingo, 16 de outubro de 2011

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS: SUA EMPRESA POSSUI UM PROJETO DIRETOR PARA PREVENIR AS PERDAS?

Introdução
O ambiente econômico brasileiro vem passando por profundas transformações estruturais
nos últimos anos, em decorrência da abertura econômica de mercado ocorrida nos inícios dos
anos 90 e a instabilidade da inflação surgida graças ao Plano Real.
Empresas nacionais e transnacionais passaram a enfrentar uma nova realidade: o fim dos
e fabulosos ganhos no mercado financeiro e o acirramento da inflação, decorrente do processo
de globalização. O mercado tornou-se mais dinâmico e mais disputado, caracterizado pela
reestruturação das telecomunicações e as novas tendências decorrentes da gestão de
conhecimentos. Os modelos gerenciais e as novidades tecnológicas são rapidamente imitados
e transmitidos, entretanto, a cultura empresarial continua inapta, própria de cada companhia.
No varejo não é diferente. Genericamente, pode-se afirmar que a cadeia varejista se
enquadra em todos os seus ingredientes na dinamicidade que o mercado vem apresentando.
Por ter contato direto com o consumidor final, possui a capacidade de assimilação da
necessidade de evolução e inovação que exigem os consumidores desta nova era.
Pequenas vantagens operacionais são capazes de gerar enormes diferenças
competitivas, fato verídico no varejo, atividade caracterizada por baixas de lucro em quase
todos os seus segmentos.
Como resultado, índices de perdas antes considerados irrelevantes por sua irrisória
expressão em relação aos valores globais da empresa, tornaram-se fonte de grande
preocupação e oportunidade de maximização dos lucros por parte de gestores, que ainda hoje
encontram dificuldades para identificar seus impactos danosos nos resultados finais dos
negócios. Os principais problemas enfrentados pelos varejistas são a falta de padronização de procedimentos operacionais, falta de controle na entrada e saída de mercadorias, além de
ausência de metodologia para realização de inventários consistentes.
Portanto, este artigo tem o objetivo de demonstrar a evolução e prática dos estudos de
Prevenção de Perdas no Brasil, a necessidade da empresa em possuir um Plano Diretor de
combate as perdas, a necessidade de uma estrutura de Prevenção de Perdas na organização
sincronizada aos objetivos estratégicos da companhia e sua influência nos resultados globais
da empresa.
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