segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escola de Polícia vai preparar policiais civis para a Copa 2014

"A Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) inicia neste ano a preparação de policiais civis do Estado para a Copa do Mundo 2014. Estão programados cursos de extensão e de especialização, com duração de até três anos, nas áreas de explosivos, ações táticas, varredura básica, antiterrorismo, segurança de dignitários, uso de armamento não letal, direção defensiva e ofensiva. Os policiais também passarão por treinamento para atendimento ao público e cursos de idiomas (inglês e espanhol)."

“O nosso objetivo é treinar mais de 70% do efetivo policial até 2013, ano em que será realizada a Copa das Confederações no Brasil”, diz o diretor da Escola Superior de Polícia Civil, delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura. Ele lembra que, embora o foco principal seja a Copa 2014 – que terá jogos em Curitiba –, eventos como a Copa das Confederações e as Olimpíadas 2016 (no Rio de Janeiro) também terão repercussão no Paraná, especialmente em Foz do Iguaçu, um dos destinos turísticos mais visitados do País. O efetivo da polícia civil no Paraná é formado por 3.300 homens.

A preparação dos policiais para grandes eventos é um entre vários projetos da nova gestão da Escola Superior de Polícia Civil. Estão previstos também o lançamento de novos cursos e a ampliação da estrutura física da ESPC, que é a mesma desde a construção, em 1976.

O calendário de cursos de extensão começou em março e é aberto a policiais civis e a profissionais de outras instituições da área da segurança. Já foram realizados os programas de estudos em Gerenciamento de Crise para policiais do Tigre e Curso de Tiro Tático Policial para o Copa. Estão programados ainda para este ano os cursos Atendimento ao Local do Crime e Requalificação de Agentes Públicos no Atendimento de Crimes de Morte.

Também já estão sendo realizados ciclos de palestras sobre temas relacionados à segurança pública. O primeiro, em maio, foi sobre terrorismo. Para os próximos meses está previsto o Seminário Realidade Infanto Juvenil; e palestras sobre gestão de pessoas, liderança e capacitação em atendimento de crianças e adolescentes vítimas de crimes.

As especializações começam no segundo semestre. Os cursos, com carga horária de 360 a 500horas/aula, serão ministrados em parceria com a Escola de Governo, nas áreas de Segurança Pública; Criminologia e Operações Táticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ela é muito importante.