quarta-feira, 11 de maio de 2011

Banco do Nordeste investe em tecnologias de acesso físico

Quando se trata de proteger a integridade física de seu pessoal e a informação corporativa, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vai além das regras estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores e adota suas próprias medidas de segurança. Por isso, no final de 2008, decidiu investir nas soluções de cartões inteligentes sem contato, da HID Global, empresa especializada no fornecimento de soluções de identificação segura.

A tecnologia utilizada no projeto foi o iClass para os departamentos jurídicos e de finanças, o CPD e a sala de segurança, tiveram prioridade na implantação da primeira etapa do projeto, em um total de mais de 50 pontos controlados. Os serviços de implantação contratados por meio de processo licitatório foram realizados pela Interative Tecnologia Ltda., empresa integradora brasileira.

Considerando as necessidades específicas do banco, optou-se pela utilização dos leitores HID iCLASS R10 e iCLASS RWK400 com teclado e, também, do leitor biométrico iCLASS RWKLB575, que atendem aos níveis de segurança requeridos em cada área protegida.

Estes dispositivos, em conjunto com os cartões inteligentes de 2Kbits e um software do fabricante brasileiro Commbox Tecnologia, substituíram o antigo sistema de proximidade (que não possuía funcionamento autônomo) e o software de controle de acesso (que era integrado ao sistema de automação predial).

O software SafeAccess, da Commbox, permite ao BNB integrar controle de acesso, monitoramento de alarmes, CFTV e recursos humanos. Além disso, possibilita a personalização do layout do cartão e impressão de credenciais, criação de relatórios e, em geral, oferece muitas opções para expansão futura”, explica Marcelo Antunes, da Interativa Tecnologia. A Commbox também disponibilizou o controlador MCA10 e fez adaptações para criar solução sob medida.

Somando a tudo isso, com objetivo de elevar o nível de segurança, o Banco do Nordeste decidiu aproveitar as vantagens oferecidas pelo Programa Corporate 1000 da HID Global e atribuiu formato de cartão exclusivo para ele. As credenciais são programadas pela HID, com número de identificação de cartão único, o qual é rastreado durante todo o processo de produção, a fim de impedir duplicações.

Quase dois anos depois da implantação do projeto, o Gerente Executivo de Segurança Corporativa do BNB, José Boileau, afirma que está muito satisfeito com o sistema instalado. "Não há registro de problemas de instalação ou de disponibilidade e também não tivemos dificuldades com o desempenho dos produtos. Trata-se uma solução robusta", comenta.

O executivo destaca que os cartões são utilizados intensamente na instituição, seja como parte do sistema eletrônico de controle de acesso a ambientes controlados ou como credencial de identificação do funcionário, inclusive com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ela é muito importante.