A RSA é uma das mais importantes empresas de segurança do mundo, responsável pela criação de novas técnicas criptográficas e dos famosos tokens, aqueles geradores de números que usamos para acessar bancos, redes de empresas e outros importantes serviços.
Ela foi alvo de um novo tipo de ameaça, chamada de APT (advanced persistent threat). APTs são ataques que podem demorar bastante, são sofisticados e geralmente desenvolvidos por organizações que possuem capital para bancar esta operação. Alguns bons exemplos são os ataques feitos ao Google pelo governo chinês – operação Aurora – e o Stuxnet, vírus supostamente criado pelo governo americano para prejudicar o enriquecimento de urânio no Irã.
Por desenvolver os tokens de autenticação mais utilizados no mundo, a RSA é um alvo excepcional para um ataque. Segundo a própria empresa, os dados levados podem ser utilizados para simplificar ataques a seus usuários.
Até o momento, maiores detalhes não foram liberados, mas a empresa já entrou em contato com o governo americano, para rastrear a origem dos ataques.
Para as empresas, sobra a lição, se até a RSA foi hackeada, assumam sempre a possibilidade de um ataque. Criptografem dados críticos e tratem a segurança de sistemas de forma adequada.
Não imagine que os hackers são moleques brincando com o computador, mas grupos criminosos bem organizados, bem como governos e empresas estrangeiras em busca de propriedade intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá deixe sua opinião ela é muito importante.