Gestor
de Segurança – Profissional Interdisciplinar: "No Brasil, ainda é recente a formação acadêmica
do gestor de segurança; entretanto, já se faz necessário que ele amplie seus
conhecimentos para o melhor exercício da função. A cada dia a palavra segurança
tem uma abrangência maior e envolve todas as áreas dO gestor de segurança não
pode, e não deve, se limitar aos conhecimentos adquiridos na graduação e sim
buscar seu aperfeiçoamento e ampliação de conhecimentos nas demais áreas
envolvidas, tais como:
Segurança Eletrônica
Sistemas de alarmes
monitorados, C.F.T.V., controles de acesso, digitalização de imagens e
integração de sistemas. Hoje a Segurança Eletrônica é necessária e complementar
à Segurança Patrimonial.
Gestão de Projetos
Com base no PMBOK podemos
gerenciar, implantar e acompanhar projetos diversos, avaliar seus custos,
cronogramas, pessoas envolvidas e, dessa forma, julgar se sua aplicação é
adequada naquele cenário.
Gestão de Pessoas
As pessoas podem ampliar ou
reduzir as forças e fraquezas de uma empresa dependendo da forma como são
geridas. Portanto, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos
básicos para o sucesso de uma corporação.
Logística
Análise técnica do
planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à
armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços. Com base nesses
conhecimentos é possível se minimizar os riscos do roubo de cargas e das
quebras de estoque, por exemplo.
Gerenciamento de Riscos
Conjunto de técnicas que visa
reduzir ao mínimo os efeitos das perdas, focando no tratamento dos riscos que
podem causar danos pessoais, ao meio ambiente, ao patrimônio e à imagem da
empresa. Fazendo uso deste tratamento podemos quantificar e apresentar à alta
direção os lucros promovidos pela Segurança.
Administração Estratégica
É vital termos uma visão clara
das metas e prospectarmos o ambiente em que está inserida a corporação. A
Administração Estratégica é um processo contínuo e composto de 5 etapas
básicas: análise do ambiente, estabelecimento de diretrizes, formulação de
estratégia, implementação e controle.
Segurança das Informações ou T.I.
Segurança da Informação se
refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou
pessoa, isto é, aplicam-se tanto às informações corporativas quanto às
pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor
para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para o uso restrito
ou exposta ao público para consulta ou aquisição.
Idiomas
Cada vez mais, é requisitado
aos gestores o domínio de um segundo idioma, principalmente i inglês e o
espanhol, ampliando e facilitando seu acesso a informações e pessoas.
Não podemos deixar de citar outros conhecimentos essenciais, tais como:
Informática, Etiqueta Profissional, Práticas de Sustentabilidade, Redação
Empresarial, etc.
Com base nisso podemos agregar
mais uma série de conhecimentos que irão conferir um diferencial ao
profissional e facilitarão sua execução de relatórios e estabelecimento de
contatos com a alta direção das empresas.e uma corporação."